Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Logotipo FMUSP - Volta para Homepage

SOBRE O PORTAL FMUSP

O siteFMUSP: o que temos a oferecer

Prof. Dr. Paulo S. P. Silveira, ex-coordenador do siteFMUSP
(Escrito em 2005)

O site da Faculdade de Medicina da USP (siteFMUSP, http://www2.fm.usp.br) tem sido constantemente atualizado e modificado nos últimos 3 anos para atender as necessidades de docentes, alunos e funcionários do complexo HC-FMUSP-FFM, além de usuários externos que nos procuram. Conta, neste momento, com 3.192 páginas e 4.954 imagens, incluindo informações relacionadas aos departamentos, comissões, graduação, pós-graduação, biblioteca, museus e links para outros sites selecionados, entre outros serviços.

Diversos sistemas com páginas dinâmicas foram desenvolvidos pela equipe da Telemedicina, como por exemplo os sistemas de Pós-Graduação e o de gerenciamento do conjunto de Disciplinas de Pesquisa Científica em Medicina do Currículo Nuclear, o que permitiu a formação de um banco de dados de apoio, o desenvolvimento de rotinas que nos trazem diariamente dados da USP (a partir dos sistemas Júpiter e Fenix), e a formação de recursos humanos locais.

Desde o final de 2001, sob patrocínio da diretoria da FMUSP, atualizamos os servidores de bancos de dados e pudemos formar uma equipe de analistas/programadores, agora dedicados em tempo integral ao siteFMUSP. O objetivo da etapa atual é generalizar os sistemas e disseminar seu acesso para toda a comunidade, já que os serviços dinâmicos, que utilizam bases de dados, ainda não foram plenamente incorporados à cultura local. Há muitos serviços necessários, conforme ilustrado no diagrama, vários destes já instalados e em pleno funcionamento.

Sem a participação das pessoas a Internet não faz sentido, portanto a base do sistema tem que ser o indivíduo cadastrado como membro da comunidade do siteFMUSP. Podem ingressar nesta comunidade aqueles que constam do cadastro da USP, ou os que forem apresentados por um membro já pertencente à comunidade.

A partir do núcleo que identifica o indivíduo e dos direitos que o mesmo recebe, formam-se grupos de usuários que podem compartilhar diversos serviços:

· A página pessoal (homepage) é configurável e permite indicar a produção intelectual. Estas informações poderão ser agrupadas para fins de relatórios diversos (CAPES, Direx-LIM, Vertente A, etc), de forma que, muito em breve, o preenchimento repetitivo de questionários poderá ser dispensado.

· Há um núcleo de apoio à educação médica está iniciado (um exemplo é encontrado no serviço de telepatologia, já instalado), e pode ser paulatinamente generalizado para outras disciplinas. Inclui a formação de calendários, sistemas de listas de exercício para auto-avaliação ou provas de múltipla escolha para os alunos, cadastro do endereço de material didático selecionado pelos docentes e áreas de interação baseadas em listas de discussão.

· Aproveitando os serviços já existentes da FMUSP e FFM, por onde a informação já circula, pudemos, também, oferecer canais entre a Assessoria Acadêmica e de Imprensa com a Internet. É questão de tempo para aumentarmos a variedade de serviços que podem ser oferecidos.

· Documentação já começa a circular eletronicamente, como já acontece com a reserva de anfiteatros e a documentação da CTA e Congregação da FMUSP.

Apesar da aparentemente complexidade do sistema, sua facilidade de uso é uma preocupação constante. Basta entrar no siteFMUSP em http://www2.fm.usp.br, clicar em "Como fazer parte? " e seguir as instruções na tela.

Contamos com seu ingresso ao siteFMUSP e gostaríamos de receber suas sugestões. Saudações a todos!

 

 

© Todos os direitos reservados desde 1999. Portal da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César - CEP: 01246-903 - São Paulo - SP - Brasil - Telefone: +55 11 3061-8317
Sobre o Portal | Equipe do Portal | Política de uso | Direitos autorais | Mapa do Site |


Última Atualização no Portal : 17-11-2017
SITE : www2.fm.usp.br/ppgmedprev/Bolsas e Apoios