Medicina Preventiva FMUSP

Medicina Preventiva
FMUSP          
Apresentação  
Rede de Serviços - Assistência a Mulheres e Adolescentes em Situação de Violência é um guia de serviços elaborado a partir da pesquisa Possibilidades e limites do trabalho em rede para a redução da violência contra a mulher: estudo em três capitais brasileiras realizado em Recife, Porto Alegre e São Paulo, resultado de visitas e entrevistas a serviços das três capitais.
Aqui você encontra informação sobre endereço, telefones, horários de funcionamento e atividadades oferecidas pelos serviços dos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, da Região Metropolitana de Recife, da Grande São Paulo e do Município de São Paulo.
Os serviços estão organizados por região e vocação assistencial: policial, jurídica, saúde, psicossocial, abrigo e outros. Abaixo, estão mais detalhes sobre estes serviços e as atividades que costumam oferecer, conforme a classificação:
Abrigos: abrigam e garantem a segurança das mulheres em situação de violência doméstica e/ou conjugal, com seus filhos. O endereço é sigiloso e os contatos são feitos nos Centros de Referência ou Delegacias da Mulher.
Policial: as Delegacias de Defesa da Mulher registram ocorrências, investigam e apuram os crimes de violência contra mulheres de qualquer idade. Costuma atender pessoas residentes nos bairros próximos.
Jurídico: oferecem assistência jurídica (advogados para abertura e acompanhamento de processos) na área cível (separação civil, pensão alimentícia, guarda etc.). Atendem pessoas de baixa renda (até três salários mínimos) e residentes nas áreas próximas.
Psicossocial: buscam promover o fortalecimento das mulheres em situação de violência e a ampliação dos recursos sociais e institucionais para o enfrentamento da situação. As atividades desenvolvidas são: apoio psicológico (individual, em grupo, casal, família); atendimento social; oficinas educativas e informativas (voltadas para mulheres e/ou profissionais).
Saúde: oferecem atendimento em saúde e psicossocial a mulheres em situação de violência e possuem programas específicos para as vítimas de violência sexual: profilaxia de DST/Aids, pílula do dia seguinte e aborto legal previsto em lei.
Orientação Básica: oferecem informações úteis e dão orientações sobre os direitos e sobre os serviços existentes, de acordo com as necessidade da mulher. Oferecem orientações básicas para mulheres em situação de violência e encaminham denúncias para os órgãos competentes.
Outros: não têm atendimento específico para mulheres em situação de violência, mas desenvolvem trabalhos que podem interessar e dar suporte para profissionais que atuam com o tema.
Alguns serviços oferecem outras atividades alés das descritas acima, que estão discriminadas em cada endereço.
Apesar do esforço em identificar e contatar o maior número possível de serviços, o guia não abrange toda a rede disponível, mas se pretende um estímulo à identificação de outros pontos.
 
LEMBRE-SE: o silêncio é cúmplice da violência. Você pode e merece receber apoio para acabar com a violência
Agenda

 
Agenda da Pós 2018

clique aqui!

 

 

Av. Dr Arnaldo, 455 2ºandar - CEP:01246-903 -São Paulo-SP Fone: 55 11 3061-8278, 3061-7285 ou 3061-7444, - FAX: 55 11 3061 8466 http://www2.fm.usp.br/preventiva

© 2009 Todos os direitos reservados. Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. Desenvolvimento técnico do Site: Equipe do site.