FMUSP imagem

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO - MEDICINA PREVENTIVA (Saúde Coletiva)

    

 

 

 

 

 

BEM VINDOS 

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências- Medicina Preventiva (Saúde Coletiva) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo oferece Mestrado e Doutorado Acadêmicos para profissionais que atuam e/ou têm interesse na área da Saúde Coletiva, independentemente da formação universitária original. 
 
O programa é organizado em torno das três grandes áreas de conhecimento que compõem a Saúde Coletiva: Epidemiologia, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde.
Constituir um único programa de saúde coletiva tem favorecido tanto um ambiente multidisciplinar para o corpo discente como o desenvolvimento de projetos de pesquisa interdisciplinares. Na direção da interdisciplinaridade, o programa mantém seminários quinzenais para todo o corpo discente e docente nos quais se discutem projetos de teses e dissertações voltados a todos os tipos de objetos e que utilizam metodologias diversas.  
 
O programa estimula os intercâmbios internacionais, entre os quais a recepção de alunos do exterior e os convênios de dupla titulação.
Os diversos projetos de pesquisa coordenados pelos docentes do programa têm sua qualidade indicada pelo grande número de financiamentos recebidos por agência de fomento nacionais e internacionais bem como pela produção científica e técnica gerada. Em muitos deles se inserem projetos de alunos de pós graduação. O programa mantém tradicional cooperação com organizações nacionais e internacionais do setor saúde, por meio de contribuições para a inovação, gestão, organização e avaliação de tecnologias de produto e de processo.
 
O programa foi criado em 1972 no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde é até hoje sediado. Esta condição favorece o compartilhamento de docentes e recursos e a integração com as atividades de graduação e de extensão da universidade.
 
O programa é credenciado junto à CAPES, na Grande Área da Saúde, Área de Saúde Coletiva, tendo recebido o conceito 7, na última avaliação trienal (2010-2012).
 
Clique aqui para visualizar o relatório sobre as atividades do programa no período de 2013 a 2016.
 

OBJETIVO DO PROGRAMA

 

Formar profissionais com competência para elaborar e desenvolver projetos de pesquisa e programas no âmbito das três áreas da Saúde Coletiva (Epidemiologia, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde), dotados das habilidades necessárias para o ensino dos conhecimentos técnico-científicos da área.

 
Para o Mestrado, o objetivo é a formação básica nos temas e metodologias em Saúde Coletiva, e capacitação na proposição e desenvolvimento de projetos de pesquisa, com ênfase na aptidão para revisão e síntese de literatura e utilização de bases de dados secundários.
 
Para o Doutorado, o objetivo é capacitar o aluno na proposição e desenvolvimento de projetos de pesquisa de forma autônoma, com competências para a formulação de questões científicas importantes para a Saúde Coletiva, delineamento de projetos, organização de trabalho de campo, análise e interpretação dos dados e redação de artigos científicos.
 
COORDENAÇÃO
 
Maria Ines Battistella Nemes (Coordenadora)
Ana Flávia Pires Lucas d`Oliveira (Coordenadora Suplente)
 

SECRETARIA

 

Lilian Santos de Godoy Prado, e-mail: pgmprev@usp.br

https://www.facebook.com/medicinapreventivausp 

 

http://www.prpg.usp.br

 

 



© 2013 Todos os direitos reservados. Assessoria de Comunicação Faculdade de Medicina da USP.
Sobre o Portal | Equipe do Portal | Política de uso | Direitos autorais | Mapa do Site |