FMUSP imagem

Programa de Pós-Graduação
em Ciências Médicas

Bem-vindo à pós-graduação senso estrito!
 

O Curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas, senso estrito, reúne várias disciplinas do Departamento de Clínica Médica: Emergências Clínicas; Reumatologia; Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular; Clínica Geral; Geriatria, Ensino Médico. O objetivo foi aglutinar programas interdisciplinares para que abriguem uma maior massa crítica nas diferentes linhas de pesquisa.

 

O programa é centrado na relação orientador-orientando com uma nova concepção de construção do conhecimento científico, buscando-se as interfaces/fronteiras entre as diversas áreas do conhecimento que compõem este programa, e com outras que façam interface com as questões a serem investigadas, Pretende-se assim a formação de pesquisadores mais ampla, crítica, criativa e integrada com outras áreas do conhecimento estimulando-se um trabalho em rede.


Com isto, a pretensão é permitir um maior compartilhamento dos saberes transcendendo as especialidades médicas, aumentar a disponibilização das infraestruturas de pesquisa existentes que não ficaria vinculada às especialidades, além de tornar mais eficiente a estrutura administrativa dos cursos.

 

Na avaliação trienal 2013 da CAPES o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas teve como nota final a média 7 (sete), que é a nota máxima, repetindo o mesmo resultado do triênio anterior.

 


A ESTRUTURA DO CURSO:
Áreas de Concentração
 
Processos Imunes e Infecciosos
Processos Inflamatórios e Alérgicos
Distúrbios Genéticos, do Desenvolvimento e do Metabolismo
Distúrbios do Crescimento Celular, Hemodinâmicos e da Hemostasia
Educação e Saúde

© 2013 Todos os direitos reservados. Assessoria de Comunicação Faculdade de Medicina da USP.
Sobre o Portal | Equipe do Portal | Política de uso | Direitos autorais | Mapa do Site |