FMUSP imagem

Patologia de Febres Hemorrágicas FMUSP

Patologia de Febres Hemorrágicas FMUSP

REDE DE REFERÊNCIA E APRIMORAMENTO EM PATOLOGIA DE
FEBRES HEMORRÁGICAS


Entre as doenças de notificação compulsória no Brasil, as Febres Hemorrágicas são entidades de difícil diagnóstico e estão associadas a altas taxas de mortalidade.

A ocorrência nos últimos anos de surtos epidêmicos em áreas endêmicas dessas doenças, a emergência ou re-emergência das mesmas em outras áreas e risco de expansão para novas regiões, têm aumentado os esforços dirigidos ao combate de vetores e estudo aprofundado de doenças como Dengue, Febre Amarela, Hantavirose, Leptospirose, Meningite Meningocóccica, Febre Tifóide e Malária.

Com esse intuito, o Laboratório da Disciplina de Patologia de Moléstias Transmissíveis do Departamento de Patologia da FMUSP (LDPMT) realizou em 2006, em parceria com o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e a Divisão de Anatomia Patológica do Instituto Adolfo Lutz, um curso de atualização sobre febres hemorrágicas para aprimorar e integrar os serviços de Anatomia Patológica do Estado de São Paulo para o diagnóstico etiológico e estudo das formas graves dessas doenças.

A partir dessa experiência, verificou-se a necessidade de elaboração de uma REDE de informações em Patologia das Febres Hemorrágicas.

Haverá a participação de pesquisadores de áreas diversas, tais como patológica, clínica e biológica, com o objetivo principal de padronizar as condutas anátomo-patológicas entre os diversos serviços dos laboratórios participantes.

Nessa fase inicial de implantação da REDE, pretende-se estabelecer estratégias integradas para pesquisa da patogenia dessas doenças, elaborar cursos de especialização aos moldes do evento ocorrido em 2006 para educação continuada e treinamentos que permitam um conhecimento aprofundado para melhor operacionalizar o diagnóstico rápido e preciso. Haverá a possibilidade de formação de fóruns para discussão de casos clínicos através da análise de banco de imagens, além de atualizações nas diferentes áreas relacionadas, com enfoque epidemiológico, e diagnóstico, enfim, um estudo integrado.
             

BEM VINDO AO NOSSO SITE!

© 2013 Todos os direitos reservados. Patologia de Febres Hemorrágicas Faculdade de Medicina da USP.
Sobre o Portal | Equipe do Portal | Política de uso | Direitos autorais | Mapa do Site |