FMUSP imagem

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO

Depoimentos


"Realizei o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na disciplina de Recursos Terapêuticos Manuais no Curso de Fisioterapia sob a orientação da Profª. Fátima Caromano. Foi uma experiência muito interessante e enriquecedora. Juntamente com a Profª. Fátima Caromano, iniciamos com a elaboração da aula teórica e prática "Massagem Drenagem Linfática", em sequência tive a oportunidade da experiência de ministrar a aula teórica e prática. O conteúdo foi ministrado em dois dias, um com o conteúdo teórico e os alunos pintaram em manequins a anatomia do Sistema Linfático para auxiliá-los aula prática. Na semana seguinte, foi realizada a aula prática e aplicado um questionário para avaliar a satisfação dos alunos sobre a aula, em que a resposta dos alunos foi um feedback bastante positivo. Após essa experiência acompanhei todas as outras aulas teóricas e práticas da disciplina". (A.A.R.L.) - 2º semestre/2015.

 

"Participei como estagiária do PAE na Disciplina de Gastroenterologia do 4º. ano de graduação em Medicina. Esta Disciplina está inserida na Clínica Médica e por isso os alunos são divididos em 4 grupos, revezando-se para passar por outras áreas. A Disciplina é composta por 6 aulas teóricas , com cerca de 1 hora de duração, seguida de 3 horas de aula prática e no último dia a aula teórica é seguida da prova. As aulas teóricas são administradas por diferentes professores, mas foram construídas em conjunto e, portanto uniformizadas para não haver diferença no conteúdo. Para a aula prática os alunos se dividem em 16 pequenos grupos, atendendo pacientes e discutindo os casos com o professor que fica com a mesma turma em todas as aulas práticas. Acho que isso é importante para criar um vínculo com o aluno e permite ao professor acompanhar o desenvolvimento da turma. Em uma das aulas práticas os alunos conhecem o centro de diagnóstico, onde são realizados os exames complementares mais freqüentemente solicitados aos pacientes com as enfermidades estudadas. Estão envolvidos vários professores na disciplina. Alguns muito empenhados com a qualidade do ensino, no entanto outros não se sentem motivados, talvez por interromper atividades de assistência e pesquisa, que demandam muito tempo e dedicação. O conteúdo é extenso para o pequeno número de aulas e tenho a impressão que os alunos se sentem sobrecarregados pelo grande conteúdo desta e de outras disciplinas simultâneas ao longo do semestre. Para ajudar no processo de aprendizado, os professores disponibilizaram aulas virtuais e referências bibliográficas aos alunos antes do início da disciplina. Muitos alunos acessaram as aulas gravadas especialmente porque a última aula coincide com a prova. Acredito que isto é muito útil, pois possibilita que o aluno já tenha conhecimento a respeito do assunto antes da aula presencial e posteriormente tire as dúvidas quanto ao tema durante a exposição. O ponto forte da Disciplina é o enfoque prático e desta maneira os alunos percebem a aplicabilidade do conhecimento. Apos o termino da Disciplina os alunos preenchem um questionário para avaliação da Disciplina, foram 3 formulários preenchidos por eles, um a respeito da disciplina em geral, outro a respeito da aula prática no centro diagnóstico e outro a respeito da aula virtual. Acho um grande desafio formular um questionário que seja sucinto e capaz de avaliar com clareza se a Disciplina foi eficaz para promover que o aluno alcançasse os objetivos. Gostaria, se possível, de discutir este assunto em grupo: “A avaliação da Disciplina pelo aluno por meio de questionário.” (M.Z.G.C.) - 1º semestre/2014.

 

"Sempre achei que o mais importante na profissão de professor fosse ter a capacidade de transmitir e estimular o conhecimento nos alunos de forma competente e ao mesmo tempo manter os alunos atentos e interessados. Saber quando mudar o topico, o tom de voz, provocar risadas, chamar a atenção, entre outros, é um dom que com certeza se ganha lecionando. Durante o estágio, pude observar e prestar atenção nos métodos de ensino do supervisor e também na reação dos alunos. Acredito que a experiência adquirida durante o estagio permitirá que melhore essas capacidades e dons. Obviamente, é necessário uma boa formação profissional para ter credibilidade e proporcionar uma boa formação para os alunos também". (L.A.R.) - 2º semestre/2014. 


"Finalizei a disciplina de preparação pedagógica da profa. Myriam Krasilchik buscando o aluno como foco na preparação do currículo, na organização do conteúdo, na preparação das aulas buscando a facilitação do aprendizado e a formação não só de um profissional competente, mas de um cidadão que saiba discutir, argumentar, criar, avaliar, levantar problemas e propor soluções. Requisitos fundamentais para preparar a próxima geração, pois somente através da quebra do tradicionalismo será possível abrir os olhos dos alunos para o novo, o diferente e servir de exemplo para os que se tornarem futuros professores. Foi com esse entusiasmo que iniciei o programa PAE. Como nunca havia estado de frente com os alunos, em posição semelhante ao professor, senti uma insegurança inicial sobre o que trazer de contribuição para aqueles alunos, como facilitar o aprendizado e auxiliar na formação desse futuro profissional. Utilizei minha experiência pessoal para propor as atividades desenvolvidas no estágio. O curso de fisioterapia é integral e temos aulas em diferentes unidades da Cidade Universitária e Faculdade de Medicina. Tive muita dificuldade de ter acesso aos textos e aulas das disciplinas, porque as pastas ficavam na xerox e a correria de ir para uma unidade e outra de ônibus tornava o intervalo de almoço muito reduzido, por ter que me deslocar ao xerox e ainda ficar na fila. Assim, perguntei de forma informal se os alunos ainda passavam por isso e tendo uma resposta positiva, decidi criar o site para disponibilizar todo o material possível da disciplina. Posteriormente, ao corrigir as tarefas entregues, percebi uma diferença na forma de apresentação dos trabalhos e o motivo apresentado pelos alunos foi a ausência de orientação correta. Os alunos sempre pegavam dicas com os veteranos. Assim, disponibilizei roteiros de relatórios, resenhas e de estrutura de um trabalho acadêmico. A qualidade das tarefas entregues melhorou muito após essa atitude. A troca de experiências durante o estágio foi muito rica. Observar as atividades da disciplina, tão dinâmicas e construtivas, fez-me perceber que novas técnicas de didática e recursos são essenciais para motivar os alunos e despertar o interesse, principalmente das novas gerações que são tão ligadas à tecnologia. Com toda certeza ter participado do PAE mudou minha perspectiva de SER professor e me propiciou ferramentas para fazer a diferença". (S.R.F.M.) - 1º semestre/2013.
 
"Fiz o PAE/FMUSP pela segunda vez e com certeza farei outras, pois é uma experiência enriquecedora e contribui de forma direta na formação profissional e pessoal dos estagiários". (R.S.) - 1º semestre/2013.
 
"Estar participando do PAE me trouxe várias reflexões, experiências e aprendizados fundamentais para a minha formação como docente. Agradeço a oportunidade, á Universidade e principalmente os organizadores e coordenadores do PAE por estarem nos disponibilizando essa oportunidade maravilhosa". (D.A.D.N.) - 1º semestre/2012.
 
 
"O PAE/ FMUSP contribuiu para a minha trajetória acadêmica em função da qualidade e diversidade de situações propostas, o que incluí a disciplina inicial de preparação pedagógica, os encontros propostos, as discussões sobre as práticas pedagógicas, a vivência do estágio supervisionado, a possibilidade de estar em sala de aula com os discentes, a confecção e apresentação do poster. A oportunidade de acompanhar uma excelente profissional e docente (Profa. Elizabeth Alves Ferreira) também fortaleceu em mim a importância da visão humanística na formação do profissional da saúde. Um aspecto importante do PAE é que ele é um convite para o pós graduando refletir sobre que tipo de educador ele deseja ser". (A.C.P.) - 1º semestre/2012.
 
 
"Fundamental que faça parte da formação strictu senso, este tipo de programa. Afinal, não seremos apenas pesquisadores, mas também docentes". (D.H.) - 1º semestre/2012. 
 
"A minha experiência no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino-PAE foi muito importante para conhecer as diferentes metodologias de ensino e a dificuldade que é transmitir o conhecimento aos alunos de forma interessante". (L.P.) - 1º semestre/2012.
 
"Esta é minha 2º experiência no PAE e acredito ter sido muito importante para meu aprimoramento como professora no ensino superior. Com o PAE pude vivenciar atividades didáticas e elaborar um material didático, além de proporcionar o aprendizado em docência". (K.R.C.) - 2º semestre/2011.
 
 
"O mais interessante na minha experiência PAE foi compreender com mais detalhes e importância a interação Aluno x Professor. Um professor, muitas vezes, deposita um pingo de eternidade nos pensamentos e conhecimentos dos alunos, seria impossível dizer até onde vai sua influência. O aluno sempre prosperará o melhor que um professor pode passar, sendo uma troca infinita e, se feita com respeito, de muita sabedoria. Agradeço por esse valor concedido no estágio, foi de grande aprendizado". (P.D.N.) - 2º semestre/2010.
 
"Manter os alunos atentos, e de fato aprendendo, é uma tarefa árdua. Mesmo quando o conteúdo da disciplina é interessante para os alunos, não é fácil manter o aproveitamento da sala por todo o tempo. Especialmente quando ela tem início às 8:00h da manhã e termina ao meio dia, com apenas 15 minutos de intervalo. Foi com grande surpresa que observei atentamente o desenrolar da disciplina, dirigida por uma mente brilhante e comprometida com os alunos (Profª Isabel Sacco), as inúmeras maneiras de surpreender e facilitar o aprendizado. Pude comprovar que os bons resultados a longo prazo só são alcançados dessa maneira. O mesmo observei da equipe do PAE. Da secretaria à coordenação, todos foram solícitos e dedicados em obter os melhores resultados, e manifestaram genuinamente a preocupação com o nosso aprendizado. As reflexões foram muitas, desde antes da primeira aula, porém essa foi a mais importante de todas: seja comprometido com os alunos. É o que irá me nortear daqui para frente". (C.S.) - 2º semestre/2010. 
 
  
"Esta é minha terceira experiência cmo estagiária PAE, e acredito que tem sido fundamental para minha formação como professora do ensino superior e pesquisadora. Agradeço nossa Universidade por ter criado este programa e incentivar seus pós-graduandos a contribuir para a Educação. Este estágio cria a oportunidade de aprofundarmos nossos conhecimentos e práticas do processo ensino-aprendizagem. Longe de responder todas as questões, nos mostra como é desafiador ser professor, cativar o interesse dos alunos, criar uma empatia e assim nos tornar um facilitador para a aquisição do conhecimento. Hoje, o aluno tem um papel muito mais ativo no processo de aprendizagem e cabe ao professor fornecer as ferramentas para a construção do saber. Este estágio criou uma oportunidade de refletir sobre o que é importante para ser um bom docente, e que algumas vezes situações que fogem ao nosso controle podem favorecer ou não a aprendizagem. Mas acima de tudo a dedicação e o interesse nos alunos e em transmitir-lhe conhecimentos são fundamentais ao professor". (V.R.A.P.) - 1º semestre/2010.
 
 
"A minha participação no PAE foi muito importante, pois tive a oportunidade de vivenciar diversas experiências didáticas (aulas teóricas e práticas, e planejamento da disciplina com os professores), e principalmente observar a multidisciplinaridade e a integração entre as disciplinas do CDMT e de seus respectivos professores. Compreendi melhor a relação ensino-aprendizagem. Além do desenvolvimento de um projeto relacionado ao ensino ao longo do tempo em uma disciplina de graduação da FMUSP". (M.C.M.) - 1º semestre de 2010
 

Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE/CEDEM)
Av. Dr. Arnaldo 455, 2º andar, sala 2343 - São Paulo - SP - telefone: 3061 7472

© 2013 Todos os direitos reservados. Assessoria de Comunicação Faculdade de Medicina da USP.
Sobre o Portal | Equipe do Portal | Política de uso | Direitos autorais | Mapa do Site |