Museu Histórico FMUSP

Logotipo FMUSP - Volta para Homepage
Museu Histórico
Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Medicina - Museu Histórico da FMUSP

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Medicina

Início da exposição: 18/12/2009

Término da exposição: 29/10/2010

 

Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Medicina:

 Práticas Médicas em São Paulo 1888/1938

 
A exposição Arnaldo Vieira de Carvalho e a Faculdade de Medicina: Práticas Médicas em São Paulo 1888/1938 reinaugura o espaço do Museu Histórico "Prof. Carlos da Silva Lacaz" com um duplo significado. De um lado, expressa a justa homenagem à figura do médico que dirigiu a escola entre 1913 e 1920. De outro, assinala as novas bases sobre as quais o Museu Histórico encontra-se reorganizado, em condições de renovar-se em exposições periódicas e oferecer também um vasto material de pesquisa histórica.
Durante sua gestão, Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho confrontou-se com as adversidades, os dilemas e os impasses de sua época. Na administração da Faculdade, esteve sob o fogo cruzado dos médicos que buscavam uma posição acadêmica na estrutura em formação e alegavam favoritismo pessoal na composição do corpo docente. A eclosão da Primeira Guerra Mundial reconduziu para a Europa professores que haviam sido contratados para as cadeiras iniciais e as vacâncias acirraram a disputa. No mesmo período, a escola ainda muito jovem teve que se posicionar rapidamente perante a pandemia de gripe que assolou o mundo em 1918, e retardou a formatura da primeira turma, cuja diplomação ocorreu apenas no ano seguinte, em 1919.
Na exposição, é possível acompanhar aspectos da experiência pessoal, familiar, acadêmica e institucional de Arnaldo Vieira de Carvalho. A trajetória do médico se entrelaça à história da cidade de São Paulo. O processo tenso e contraditório de construção da metrópole conduziu também à constituição de uma infra-estrutura de serviços voltados à Saúde, no plano da vacinação, da assistência hospitalar e ambulatorial e do ensino médico, arenas públicas nas quais Arnaldo atuou. Desse legado, resultou a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo como uma de suas obras mais expressivas.
  
      

 

© 2009 Todos os direitos reservados. Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP.
Desenvolvimento técnico do Site: Núcleo de Tecnologia da Informação - Equipe do site