DMIP
SEAP - Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da FMUSP

SEAP

Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids - Casa da Aids da Divisão de Moléstias Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
 
Diretor: Prof. Aluísio Augusto Cotrim Segurado
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 789 - Pinheiros
Ano da criação: 1994, através do Decreto 39.465
Descrição do Serviço: É ambulatório e hospital-dia destinado ao ensino, pesquisa e assistência interdisciplinar a pacientes adultos vivendo com o vírus da imunodeficiência humana - HIV e AIDS. Atende 3.300 pacientes adultos com HIV/Aids. Conta com o apoio administrativo da FFM – Fundação Faculdade de Medicina.
Na área de ensino, são destacadas:
· disciplina de pós-graduação senso estrito - Pesquisa aplicada à infecção por HIV/Aids.
· Atividades teórico-práticas do Programa de Residência Médica aos R-1, 2 e 3.
· Estágio supervisionado para médicos estrangeiros.
· Estágio supervisionado para médicos do programa de estágio complementar
· Programas de Aprimoramento de Psicologia e Serviço Social do HCFMUSP
· Liga de Prevenção de HIV/Aids da FMUSP
· Estágio supervisionado para graduandos de enfermagem das Escolas de Enfermagem da USP e da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
· Aulas proferidas pelos profissionais da saúde, tais como Farmacêutico, Assistentes Sociais, Psicólogos, Cirurgião Dentista
 
Na pesquisa, o Serviço possui amplo campo de pesquisa para diversas áreas profissionais. Destaca-se a Jornada Científica Anual, com apresentações focalizadas em projetos relacionados ao HIV/Aids, principalmente naqueles desenvolvidos na Instituição.
A assistência interdisciplinar é oferecida nas áreas de infectologia, saúde mental – psiquiatria e psicologia, ginecologia, proctologia, oftalmologia, saúde bucal e nutrição. Adicionalmente são realizados projetos assistenciais de adesão ao tratamento anti-retroviral, de prevenção à DST/Aids e humanização.

Portal FMUSP

© 2010 Todos os direitos reservados. Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da USP.
Desenvolvimento técnico do Site: Núcleo de Tecnologia da Informação - Equipe do site