FMUSP - NTI FMUSP - NTI

Grapal - FMUSP

Atividades

O serviço é localizado nas dependências da Faculdade, favorecendo assim o acesso dos alunos. O sigilo é uma das preocupações primordiais do serviço, de modo quaisquer outras pessoas não ligadas ao serviço não são notificadas de quais alunos estão em atendimentos ou quais passaram em avaliação.

O GRAPAL oferece assistência psiquiátrica e psicoterápica aos alunos da FMUSP e aos médicos residentes do Hospital das Clínicas.

Anualmente, os alunos do primeiro ano são convocados - por carta - para uma entrevista individual, ocasião em que entram em contato, pela primeira vez, com o serviço e ficam a par de sua localização e seu funcionamento. Esta é também uma oportunidade para que os profissionais do GRAPAL conheçam os alunos e lhes ofereçam uma assistência inicial, quando necessário.

Após este momento, a procura passa a ser espontânea ou a pedido de algum colega de turma ou docente.

Durante as três décadas de atividade, foram realizados mais de vinte mil atendimentos, incluindo consultas psiquiátricas, sessões de psicoterapia, orientação familiar e grupos de reflexão sobre identidade médica e relação médico-paciente.  

Além disso, o coordenador do grupo, cuja função não é assistencial e não tem acesso aos prontuários, participa das reuniões da Comissão de Graduação, buscando contribuir com o aprimoramento do currículo médico, além de reuniões de departamentos e clínicas do complexo que estejam abertos.