Home :: Biomecânica Elementar :: História da Biomecânica
História da Biomecânica

Personagens Históricos
Aspectos Históricos da Biomecânica



Personagens Históricos

Aristóteles (384 - 322 a.C.)
Resumo: Com apenas 17 anos, Aristóteles apresentava um talento notável para observação e era fascinado pela a anatomia e estrutura de seres vivos. Ele foi considerado como o primeiro Biomecânico. Ele escreveu um livro sobre o movimento dos animais, considerando seus corpos como sistemas mecânicos. Foi quem introduziu o termo "mecânica" pela primeira vez, descrevendo alavancas e outros mecanismos simples.
Site de referência

Claudius Galeno (130 - 201 d.C.)
Resumo: Médico que escreveu "De motu musculorum" onde teve as primeiras considerações de como o músculo funciona. Sem conhecer a macroestrutura do músculo, fez uma tentativa de explicação de como ocorre o encurtamento das fibras. Também foi considerado como o primeiro Médico Desportivo.
Site de referência

Leonardo da Vinci (1452 - 1519)
Resumo: Era um homem da Renassença que fazia tudo através de desenhos para explorar o mundo das ciências. Seus estudos se baseiam fundamentalmente em sua formação de engenharia. Contribuiu substancialmente para a área da mecânica ao longo do desenvolvimento de seus inúmeros projetos de engenharia civil e invenções imaginativas: de skis aquáticos à planadores manuais. Ele estudou anatomia humana e analisou forças musculares e funções articulares. Da Vinci qualifica a mecânica como a mais nobre e útil ciência pelo fato de que todos os corpo vivos que possuem capacidade de movimentar-se, agem de acordo com as leis desta ciência. Escreveu a "Mecânica do movimento".

Andreas Vesalius (1514 - 1564)
Resumo: Anatomista que deu início a era moderna da anatomia. Livro: "Estrutura do Corpo Humano".
Site de referência (link morto)

Giovanni Alfonso Borelli (1608 - 1679)
Resumo: Borelli escreveu um livro que foi o primeiro a esclarecer que as alvancas do sistema musculoesquelético aumentam / ampliam o movimento muito mais do que a força. Borelli desvendou as forças requeridas para equilibrar articulações no corpo humano muito mais rápido do que qualquer outro. Ele determinou o centro de gravidade do corpo humano e, demonstrou que a inspiração dependia de ação muscular e a expiração dependia da elasticidade dos tecidos. É considerado o pai da Biomecânica. Escreveu "De motu animalium" e "De motu musculorum".
Site de referência

Giovanni Alfonso Borelli (1608 - 1679)
Autor: Centro Interuniversitario di Servizi di Ingegneria Biomedica, Itália
Resumo: Pai da Biomecânica - Vida e obra de Alfonso Borelli.
Site de referência

Alfonso Borelli - Obras
Autor: Human Sensorimotor Control Laboratory, Universidade de Minnesota, EUA
Resumo: Pequena biografia de Borelli e figuras ilustrativas de seus livros.
Site de referência

Isaac Newton (1643 - 1727)
Resumo: Estabeleceu as leis da mecânica - leis de movimento.
Site de referência

Luigi Galvani (1737 - 1798)
Resumo: Aplicou conceitos de eletricidade em sistemas biológicos.
Site de referência

Irmãos Weber - Eduard (1795-1881) e Wilhelm Weber (1804-1891)
Resumo: Estudaram a marcha humana a partir de leis simples da mecânicas. Compararam o movimento dos membros inferiores com o movimento de um pêndulo. Utilizaram a cronofotografia como método de análise. A moderna pesquisa sobre marcha humana deve-se em parte às contribuições dos dois irmãos Eduard (1795-1881) e Wilhelm Weber (1804-1891), e sua obra "On the Mechanics of the Human Gait Tools". Esta obra foi predominantemente baseada em observações, considerações teóricas e bom senso e intuição dos pesquisadores.
Site de referência

Étienne-Jules Marey (1830-1904)
Resumo: As contribuições de Marey passam pelos campos da cardiologia, instrumentação física, aviação, cinematografia e ciência da fotografia. Pioneiro da cinematografia (cronociclo). Estudou locomoção animal e humana através da cronofotografia e através de seus inventos.

Eadweard Muybridge (1830 - 1904)
Resumo: Realizou importantes estudos fotográficos sobre padrões de movimento que foram marcos na cinemetria biomecânica.
Site de referência

Eadweard Muybridge (1830 - 1904)
Autor: Museu de Kingston - University of Kingston - Inglaterra
Resumo: página que historia a vida e obra de Muybridge e suas contribuições para a análise do movimento humano e animal.
Site de referência

Eadweard Muybridge
Autor: Charl Lucassen, Holanda
Resumo: Página que historia a vida e obra de Muybridge. Apresenta dezenas de animações de homens e animais se locomovendo. As animações foram feitas através das cronofotografias feitas por Muybridge. No mesmo site, pode-se encontrar mais informações sobre cronofotografias, animações e outros nomes que contribuiram de maneira significativa para a Biomecânica, em especial para a cinemetria.
Site de referência

Christian Wilhelm Braune (1831-1892) e Otto Fischer (1889 - 1906)
Resumo: Estudaram a marcha humana a partir de leis simples da mecânica. Compararam o movimento dos membros inferiores com o movimento de um pêndulo. Utilizaram a cronofotografia como método de análise. A moderna pesquisa sobre marcha humana deve-se em parte às contribuições dos dois irmãos Eduard (1795-1881) e Wilhelm Weber (1804-1891), e sua obra "On the Mechanics of the Human Gait Tools". Esta obra foi predominantemente baseada em observações, considerações teóricas e bom senso e intuição dos pesquisadores.
Site de referência

Du Bois Reymond (1818-1922) e Guillaume Benjamin Amand Duchenne (1806-1875)
Resumo: Duchenne é conhecido pelo mundo como o Pai da Biomecânica Moderna. Seu livro entitulado "Fisiologia do Movimento" é considerado uma das mais importantes obras da literatura. Ele era fascinado pela investigação das respostas musculares produzidas pela estimulação elétrica. Estabeleceu os fundamentos da eletromiografia. Muito embora ele tenha reconhecido que ação muscular isolada não existe na natureza, ele classificou funções de músculos isolados em relação ao movimento do corpo humano.
Site de referência

Archibald Vivian Hill (1886-1977)
Resumo: Estabeleceu os princípios da contração muscular. Prêmio Nobel.
Site de referência

Nikolai Bernstein (1940)
Resumo: Obra que contribuiu para o estudo da coordenação e regulação do movimento humano. Um dos primeiros a considerar e estabelecer a Biomecânica como ciência.
Site de referência

Kotikowa (1930)
Resumo: Elaborou o primeiro programa de Biomecânica em Escola de Educação Física em Leningrado. E depois disso, a Biomecânica foi instituída como disciplina em Leipizig.

Donskoi (1969)
Resumo: "Biomecânica dos movimentos corporais"- "Princípios Biomecânicos"



Aspectos Históricos da Biomecânica

História da Biomecânica
Autor: University of South Dakota
Resumo: texto em inglês que aborda a história da biomecânica, destacando autores e suas contribuições.

A Genealogia da Biomecânica
Autor: Bruce Martin, Ph.D. - Presidente da American Society of Biomechanics
Resumo: Um texto com figuras ilustrativas de personalidades que deram corpo à ciência da Biomecânica. Este texto foi escrito pelo presidente da Sociedade Americana de Biomecânica para servir de base para um conferência anual desta sociedade em 1999 em Pittsburg, EUA.

Historia da Biomecânica, Marcha e Análise do movimento
Autor: Clinical Gait Analysis Group - Curtin University of Technology - Austrália
Resumo: Referências bibliográficas sobre a história da biomecânica, da marcha e da análise do movimento.

A Look Back at Muscle
Autor: University of Toronto
Resumo: Linha do tempo do desenvolvimento da Biomecânica. Da antiguidade até o século XX

Historical Figures of History of Muscle
Autor: University of Toronto
Resumo: Figuras históricas da história do músculo.

última atualização: 20/02/2004


Voltar para o topo



http://www2.fm.usp.br/fofito/fisio/pessoal/isabel/biomecanicaonline/