CSEB

Samuel Pessoa

 

Prof. Samuel Barnsley Pessoa

 

 

Ciência & Saúde Coletiva: Construtores da Saúde Coletiva

 

 

Revista FAPESP: Medicina no Campo

 

 

1898-1976

 


 

Nascido em São Paulo, filho de médico paraibano e de mãe inglesa, Samuel Pessoa formou-se pela Faculdade de Medicina de São Paulo, em 1921.

Desenvolveu longa e rica carreira de professor e investigador, o que permitiu sua caracterização como "o grande mestre da Parasitologia sul-americana", tendo fornecido importantes subsídios para a ação contra as grandes endemias parasitárias.

Como afirmou ao assumir, em 1931, a cadeira de Parasitologia da Faculdade de Medicina, procurou manter-se coerente com o objetivo de "atribuir sempre a maior prioridade aos verdadeiros problemas nosológicos do homem brasileiro".

Desde cedo, defrontado com a dura realidade social, através de seus trabalhos de campo, transformou-se num ardoroso contestador de um sistema de organização social que permitia a manutenção das condições subhumanas em que vivia a grande maioria do povo.

Perseguido pelo regime implantado com o golpe militar de 64, foi injustamente acusado de "haver transformado seu Departamento em verdadeira fábrica de subversivos" e viu extremamente dificultado seu acesso às instituições de pesquisa. Ainda assim manteve sua produtiva atividade até sua morte.

Sua escolha como patrono do Centro de Saúde Escola deveu-se, ainda, ao fato de ter sido o primeiro dirigente de uma unidade sanitária - pode-se, mesmo, dizer do primeiro Centro de Saúde Escola do Brasil - ao assumir, em 1923, a função de Médico-Chefe do Posto Experimental da Inspetoria de Profilaxia Geral do Serviço Sanitário de São Paulo, criado junto ao Instituto de Higiene da Faculdade de Medicina de São Paulo.

 



Portal FMUSP
© 2010 Todos os direitos reservados. Centro de Saúde-Escola Samuel Pessoa - Faculdade de Medicina da USP.
Desenvolvimento técnico do Site: Equipe do site - Núcleo de Tecnologia da Informação.