CEDEM

Terça-Feira, 25 de Abril de 2017

 

NÚCLEO DE PESQUISA

O Núcleo de Pesquisa do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica tem como objetivos: formar novos pesquisadores, apoiar pesquisas em educação na saúde, produzir e socializar novos conhecimentos.

Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (link para o Programa de Pós-graduação) e em Medicina Preventiva. Oferece vagas de mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de interesse “Educação na Saúde”.

O Núcleo de Pesquisa do CEDEM consolidou-se em 2010, com o apoio da CAPES, em torno de dois projetos o Projeto VERAS “Vida de Estudante e Residente da Área da Saúde” e o PAEM “Projeto de Avaliação das Escolas Médicas”, ambos multicêntricos, envolvendo os pesquisadores do CEDEM e pesquisadores associados.

O Projeto VERAS estuda a qualidade de vida, competências emocionais e o ambiente de ensino na área da saúde. Enquanto o PAEM estuda a necessidade de médicos e a qualidade da formação médica no Brasil.

Nosso grupo de pesquisa é multidisciplinar com profissionais da área de medicina, biomedicina, fisioterapia, odontologia, psicologia, sociologia, educação, terapia ocupacional e comunicação.

Nossas linhas de pesquisa:

Ambiente de Ensino
Análise da necessidade de médicos no Brasil
Apoio e suporte ao estudante
Avaliação das Escolas Médicas Brasileiras
Competências emocionais dos estudantes e residentes
Educação em saúde
Humanização do ensino e da assistência
Narrativas médicas
Qualidade de vida do estudante e residente na área da saúde
Qualidade de vida em outros grupos especiais
Tecnologia da Educação
Tutoria e Mentoring
Bem-estar e suporte psicológico ao estudante/residente
Escolha da Especialidade Médica

Nossos pesquisadores:
Helena Paro (UFU)
Itamar Santos (FMUSP)
Joaquim Edson Vieira (FMUSP)
Maria Eugenia Vanozolini (FMUSP)
Milton de Arruda Martins (FMUSP)
Patricia Lacerda Bellodi (FMUSP)
Patricia Tempski (FMUSP)
Paulo Silveira (FMUSP)
Renata Giaxa (UNIFOR)
Sigisfredo Brenelli (UNICAMP)
Silvia Itzcovici Abensur (CEDEM)

Nossos pós-graduandos:

Pós-graduando Modalidade Título da Tese/Dissertação Situação
Cristiane Motta Mestrado Avaliação do impacto do programa de exercícios físicos em domicilio para pessoas com síndrome de Down Em andamento
Bruno Perotta Doutorado Avaliação da sonolência do estudante de medicina no Brasil e sua influência dentro do ambiente de ensino e na qualidade de vida Em andamento
Fernanda B. Mayer Doutor A prevalência de sintomas de depressão e ansiedade entre os estudantes de medicina: um estudo multicêntrico no Brasil Em andamento
Helena Paro Doutor Empatia do estudante de medicina no Brasil: avaliação da influência do ambiente de ensino e da qualidade de vida nos diferentes anos do curso Defendida em 2013
Letícia Girotto Mestre Preceptores do Sistema Único de Saúde: visão do processo de aprendizagem e do seu papel social Qualificada em 2015
Luciana Tavares Mestre Medicina Narrativa: o significado de humanização para estudantes de medicina Em andamento
Mariana Cerrón Mestre Em andamento
Munique A. Peleias Doutor Exercício físico e qualidade de vida do estudante de medicina no Brasil Em andamento
Rosangela Chao Mestre O ensino da odontogênese mediado por tecnologias interativas – uma proposta inovadora Em andamento
Silmar Gannam Doutor Avaliação da relação entre prevalência de sintomas de depressão, ansiedade e burnout e a prática de atividade física do estudante de medicina no Brasil Em andamento
Silvia Nigro Doutor Qualidade de vida, adolescência e doença crônica. Em andamento
Sylvia Claassen Enns Doutor Avaliação da percepção do ambiente de ensino e sua relação com a qualidade de vida em estudantes de medicina Defendida em 2014
Sylvia Claassen Enns Pós-Doutorado Estudo VERAS-Longitudinal Em andamento

Orientações concluídas

1. Ana da Fonseca Martins. VIVIDO EM TUTORIA/MENTORING - PERCEPÇÕES DE TUTORES E ALUNOS DE MEDICINA DA UFMG. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Patrícia Lacerda Bellodi.

2. Fabiana Verardino Spina. De perto, de dentro e mais além: estudo qualitativo de encontros de um grupo de mentoring na FMUSP. 2013. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Patrícia Lacerda Bellodi.

3. Marina de Castro Nascimento Gonçalves. Vivências de Tutor: Estudo Qualitativo na Abordagem da Psicologia Analítica. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientador: Patrícia Lacerda Bellodi.

4. Paula Bertozzi de Oliveira e Sousa Leão Pereira. Bem-estar e busca de ajuda: um estudo junto a alunos de Medicina ao final do curso. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientador: Patrícia Lacerda Bellodi.

5. Ana Letícia Fornazieri Darcie. Por que Medicina? Uma década de respostas de calouros a uma importante questão. 2015. Iniciação Científica (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP). Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientador: Patrícia Lacerda Bellodi.

Orientações em andamento

1. Flávio José Gosling. Reescolha da Especialidade Médica – estudo exploratório dos fatores envolvidos no processo de mudança. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Medicina Preventiva) - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Orientador: Patrícia Lacerda Bellodi.

 

 

 

 

CEDEM

Programa Tutores MED Programa Tutores FISIO Programa Tutores FISIO


Centro de Desenvolvimento de Educação Médica "Eduardo Marcondes"
Av. Dr. Arnaldo, 455 - 2º andar sala 2354 - São Paulo - SP - tel: 3061.7472 - tel/fax: 3082.4076